quarta-feira, 30 de abril de 2014

O que é CAGR?


O site BrickPicker.com é destinado a fãs e investidores de LEGOs. Ele possui diversas informações relacionadas aos conjuntos LEGO, como por exemplo, quantidade de vendas de um determinado set em determinado período e também a flutuação dos valores dos mesmos no eBay. Assim toda vez que um investidor ou colecionador quiser comprar ou vender um determinado conjunto ele pode fazer uma análise minuciosa do melhor momento para comprar (num momento de baixa no valor) ou de venda (se houver tendência de subida).

O eBay é utilizado como referência para a obtenção dos dados, pois é um dos maiores sites de vendas da web hoje. Ele é semelhante ao mercado livre, onde um vendedor abre uma loja virtual, deixa seus produtos expostos e no caso da venda concretizada o site fica com uma porcentagem ou comissão sobre o valor da transação. Mas ser o maior site de vendas não ajuda se as informações sobre transações feitas não fica disponível para análise. O eBay disponibiliza o Terapeak data, uma ferramenta utilizada para análise das transações feitas em diversos sites, como eBay, Amazon e PayPal.

Mas vamos ao ponto, o que é CAGR? A sigla por si só não diz muita coisa, mas não é difícil de entender. CAGR é um acrônimo (sigla) do inglês Compound Annual Growth Rate, ou em português, taxa de crescimento anual composto. Acessando o site BrickPicker.com ela pode ser encontrada no canto superior à direita do Set Guide (Guia do Conjunto).


A Taxa de Crescimento Anual Composto, conhecida também por CAGR (em inglês), é uma fórmula aplicada a um investimento, neste caso um conjunto LEGO, para determinar o retorno anual médio do investimento. O valor que se obtém depois de aplicar a fórmula é uma porcentagem positiva ou negativa indicando o retorno anual médio do investimento dentro de um período de tempo específico.

O resultado obtido ao aplicar a fórmula é uma ótima referência para saber se como está o retorno do investimento em um determinado período, mas é claro que ela não consegue prever o futuro, ela apenas nos dá subsídios para planejar ações futuras.


Na fórmula utilizamos o "Beginning Value", valor do início do período para análise, "Ending Value", valor do conjunto no final do período analisado e a quantidade de anos decorridos, "# of years". Vamos a um exemplo. Digamos que você queira calcular o CAGR de um conjunto LEGO incrível que você comprou há três anos. Analisando as informações disponíveis no site BrickPicker.com você vê que o conjunto tem um crescimento anual sólido de valorização e provavelmente vale a pena comprar. Em 2009 o conjunto valia $100.00 e foi descontinuado (não houve mais produção depois daquele ano). Em 2010 o conjunto pulou para $120.00, em 2011 para $150.00 e em 2012 valia $250.00. Colocando esses valores na fórmula teremos o seguinte resultado:


Nosso incrível conjunto LEGO teve uma valorização média de 35.72% ao ano neste período, nada mal! Se estiver duvidando que a fórmula esteja correta calcule o seguinte e veja o resultado: 100 * (1 + 0.3572)^3.

Este cálculo é bastante útil, pois inibe as flutuações do valor do conjunto de semana a semana ou mesmo de mês a mês. Embora estejamos falando de conjuntos LEGO este mesmo cálculo pode ser utilizado para qualquer tipo de investimento para ir acompanhando o seu rendimento pelo tempo.

Gostou do artigo, tem algo a acrescentar ou criticar? Deixe seu comentário na sessão de comentários.

Fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário