terça-feira, 15 de abril de 2014

Animação usando LEGO


Nessa postagem gostaria de compartilhar com vocês uma animação usando LEGO que eu e um colega do ensino médio fizemos há bastante tempo. Esse trabalho foi desenvolvido em 2006 para a disciplina de DHP (Desenvolvimento Humano e Profissional), quando eu fazia curso técnico em Eletrônica. 

A experiência em desenvolver esse trabalho foi bastante interessante. Na época, o trabalho desta disciplina era desenvolver um trabalho em vídeo sobre algum assunto que o grupo tinha interesse e que mostrasse alguma habilidade que tínhamos. Pois bem, como eu e meu colega éramos amantes de LEGO, resolvemos fazer uma animação.

Antes de começar a fazer a animação estudamos um na internet algumas formas de fazer animação em LEGO. A forma que mais nos agradou foi a técnico do stop-motion. Essa técnica é bastante difundida e utilizada em diversos tipos de trabalhos, desde produções independentes de baixo orçamento até em filmes completos, como por exemplo Mary & Max, Piratas PiradosJames e o Pêssego Gigante, e muitos outros.

A técnica do stop-motion consiste em tirar uma sequencia de fotos, cada uma levemente diferente da outra, colocando-as posteriormente em vídeo para serem reproduzidas uma após a outra com intervalos de tempo pequenos. Assim, em um vídeo, se cria movimento baseado em fotos e claro, sons e outros efeitos especiais também podem ser inseridos na animação para conferir a ela mais riqueza de detalhes.

A seguir, então, deixo a animação que eu e meu colega desenvolvemos. Levamos dois dias completos para fazer o trabalho, pensando na história, montando os cenários, cuidando da iluminação, tirando fotos e por fim montando o vídeo em uma ferramenta de edição (na época usamos o Movie Maker)




Se você viu o vídeo e não entendeu a história, bem, ela conta a vida de uma pessoa azarada, onde tudo dá errado no seu dia. O personagem principal é demitido, sequestrado por alienígenas, torturado, serve de cobaia para experimentos dos alienígenas e por fim, ao voltar para sua casa ainda encontra ela toda destruída e alguns de seus bens são roubados. História meio trágica não? hehe

Aproveitando o post, aqui indico outra animação bem legal. Já vi faz algum tempo, mas continua sendo muito bem feita.



Se quiser encontrar mais animações como essas, sugiro pesquisar no Youtube, pois lá está repleto de produções independentes muito legais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário